Exames

ENDOSCOPIA

ENDOSCOPIA

A Endoscopia, ou Endoscopia Digestiva Alta, é um exame do trato digestivo superior capaz de auxiliar no diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno. Geralmente solicitado pelo médico gastroenterologista, o exame é feito através de uma câmera inserida pela boca do paciente, que fica sedado durante o procedimento, e investiga, ao vivo, as condições desses órgãos.

No momento da endoscopia pode ser recolhido material dos locais avaliados para biópsia, mas isso não significa, necessariamente, que o médico identificou tumores ou câncer. A biópsia é comum para a investigação do aumento de colônias de bactérias no trato digestivo, que podem gerar infecções e, por isso, demandar tratamento específico.

Além disso, a endoscopia digestiva alta também pode ser o próprio tratamento, em casos de pacientes que não conseguem se alimentar pelas vias naturais e precisam de sonda para a passagem dos nutrientes. Contudo, essa utilização da endoscopia é feita apenas em hospitais.

O exame de endoscopia doi?

Algumas pessoas acham que endoscopia dói e ficam com receio de realizar esse exame. Porém, esse desconforto não existe, pois se trata de um exame indolor e são utilizados anestésicos. 

Para isso, borrifa-se um spray de anestésico local (geralmente xilocaína) na garganta para reduzir sua sensibilidade e evitar acessos de tosse ou engasgo durante a inserção do tubo. Além disso, a anestesia para endoscopia inclui a aplicação de sedativos por via intravenosa para que o paciente relaxe e durma durante o exame. 

No caso de endoscopia em criança, costuma-se utilizar a anestesia geral por via inalatória nos pacientes menores, enquanto crianças um pouco mais velhas podem utilizar sedação intravenosa. 

Como é realizado o procedimento?

Ao solicitar o exame de endoscopia, o gastroenterologista indica ao paciente o protocolo para realização do procedimento. Na maioria das vezes, ele inclui jejum alimentar de doze horas e de líquidos por duas horas, além da ingestão de remédio para dissolver gases, caso o médico julgue necessário.

Ao chegar na sala de procedimento o paciente é sedado para não sentir o incômodo do endoscópio passando pela garganta. Caso o paciente não tenha alergia a medicamentos, o sedativo não apresenta contraindicações e seu efeito passa dentro de poucos minutos, com a pessoa voltando a acordar. A reação posterior à sedação depende de cada um e varia desde a sensação completa de normalidade até moleza, desmaio ou mal-estar.

Em caso de desconforto, o paciente é mantido dentro da clínica até que se sinta melhor.

O tempo do exame é variável, sendo, geralmente, curto. Contudo, o efeito do sedativo pode deixar a pessoa levemente confusa por alguns minutos ou horas, se tornando indispensável a presença de um acompanhante maior de idade ao local da endoscopia. No dia da realização do procedimento o paciente não poderá dirigir, pilotar motos e bicicletas, ficar vulnerável em locais altos ou operar máquinas pesadas.

Dicas úteis para realização da endoscopia

• Não coma alimentos derivados do leite, ou quaisquer outros que possam te dar gases, no dia anterior à endoscopia;gases, no dia anterior à endoscopia;

• Não desobedeça o pedido de jejum. Resquícios recentes de alimentação podem dificultar a entrada do tubo de endoscopia no estômago, tornar o diagnóstico impreciso ou, até mesmo, interromper o exame.

• Leve como acompanhante pessoa maior de idade, alguém que esteja com o dia ou o turno livre, já que a realização do exame depende da eficácia do sedativo e da sua recuperação após a realização do procedimento. Isso significa que a ida à clínica pode demorar mais do que o esperado;

• Avise ao seu médico sobre qualquer impeditivo que você possa ter antes de se submeter ao procedimento, como doenças cardíacas, risco de gravidez ou gestação em curso ou alergia a medicamentos.

O exame requer um médico, pelo menos um técnico de enfermagem, desfibrilador e estrutura para prestar socorro de emergência a pacientes que apresentem complicação durante a realização da endoscopia digestiva alta.

Como é a recuperação da endoscopia?

A sedação é interrompida logo que o exame de endoscopia termina, assim o paciente estará desperto em pouco tempo e poderá se alimentar. Contudo, é preciso permanecer em observação na clínica por 10 a 30 minutos. 

Além disso, o paciente deverá estar acompanhado por um adulto, pois ele não poderá dirigir. Recomenda-se fazer repouso no restante do dia.

Gestantes podem fazer endoscopia?

Este exame não costuma ser solicitado para gestantes, mas uma paciente grávida pode fazer endoscopia caso haja sintomas ou suspeita de doenças que ameacem sua saúde ou a saúde do bebê. 

O procedimento em si não oferece grandes riscos para a mãe e o feto, mas os medicamentos sedativos podem causar malformações no primeiro trimestre. 

A TOPMED oferece serviços especializados de qualidade, com competência médico-assistencial, tecnologia atualizada e atendimento humanizado.

A marcação de consulta para este exame pode ser realizada através dos telefones 📞(98) 3653-1487 / 3653-6634. Ou se preferir você pode realizar a pré-marcação através do nosso whatsapp clicando no botão abaixo:

Topmed clique e marque sua consulta ou exame pelo whatsapp
Ser TOPMED é cuidar da sua saúde em todos os momentos

A TOPMED sempre muito focada em tecnologia e inovação hoje conta vários exames de imagens e exames específicos de cada especialidade médica.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.