Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a
velocidade com que o faz (análise dos fluxos).
A Espirometria é um exame não invasivo e indolor, que dura cerca de meia hora, realizado para avaliar se existe alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando e quantificando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.
Sendo
um exame rotineiro na pneumologia, é possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na Medicina Ocupacional.
Quando deve ser realizado o exame de espirometria?
A principal indicação de quando o exame de espirometria deve ser realizado é para o diagnóstico de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Por isso, o médico costuma solicitar a espirometria quando o paciente apresenta os
seguintes sintomas:
- Falta de ar;
- Tosse seca ou produtiva (com catarro);
- Dificuldade para respirar que piora na prática de exercícios;
- Sensação de aperto no peito;
- Dor no
tórax;
- Respiração ofegante que piora com o frio, pela manhã ou à noite.
Além disso, o médico pode requisitar o exame de espirometria para:
- Diagnosticar outras doenças respiratórias além da asma e da DPOC,
como bronquite e fibrose pulmonar;
- Acompanhar a evolução de um paciente em tratamento para essas doenças;
- Avaliar a capacidade pulmonar antes e depois de cirurgias de tór
- Avaliar o funcionamento dos pulmões
de pessoas com fatores derisco para doenças respiratórias, como fumantes e pessoas expostas a vapores tóxicos no ambiente de trabalho.
Qual o preparo para fazer espirometria?
O preparo para fazer espirometria inclui cuidados que devem ser observados algumas horas antes do exame para não afetar a capacidade pulmonar, por exemplo:
- Não consumir bebidas alcoólicas por 24 horas;
- Não
fumar por 1 a 4 horas;
- Não fazer exercícios físicos por 2 horas;
- Evitar refeições muito pesadas;
- Utilizar roupas leves e confortáveis.
Como é executado o exame de espirometria?
O paciente permanece sentado em uma cadeira confortável e deverá soprar através de um tubo contendo um bocal para espirometria descartável, conectado ao espirômetro.
É usado clipe nasal para impedir a passagem de ar pelas narinas,
garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo espirômetro que faz as medições.
Durante o exame de espirometria será alternativamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo,
que encha o pulmão completamente e depois assopre com o máximo de força e rapidez possível durante pelo menos 6 segundos sem parar para esvaziar completamente os pulmões e medir o ar liberado.
O teste poderá ser repetido,
depois de aplicado ao paciente uma medicação broncodilatadora, geralmente sob a forma de spray nos casos de exames clínicos. Nestes casos, chamamos de Espirometria com broncodilatador onde a intenção do exame é investigar doenças
como bronquite asmática e dpoc.
Quais os tipos de espirometria?
1. Espirometria Clínica - Este formato de exame é considerado o mais completo. Também chamado de exame de sopro, prova de função pulmonar, ou espirometria completa,
2. Espirometria Ocupacional - Com o crescimento e consagração da Medicina Ocupacional, a espirometria acompanhou a tecnologia e se manteve junto aos exames rotineiros de trabalhadores que se expõe a locais
com poluição do ar.
A espirometria contribui para triagem de eventuais colaboradores que possam desenvolver doenças ocupacionais pela exposição aos poluentes.
Diferente da espirometria clínica, a espirometria para
triagem ocupacional não necessita de uso rotineiro de broncodilatador, a menos que seja solicitado pelo médico do trabalho.
A marcação de consulta para este exame pode ser realizada através dos telefones 📞(98) 3653-1487 / 3653-6634. Ou se preferir você pode realizar a pré-marcação através do nosso whatsapp clicando no botão abaixo:
A TOPMED sempre muito focada em tecnologia e inovação hoje conta vários exames de imagens e exames específicos de cada especialidade médica.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.