O Exame Toxicológico é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas em sua análise. Por ser capaz de detectar o uso de diversas substâncias em um intervalo maior que os exames mais habituais, como de sangue e urina,
atinge até 180 dias que antecedem a coleta da amostra.
Ele também ficou conhecido como Exame Toxicológico de Cabelo, no qual motoristas precisam realizá-lo para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias
C, D ou E. Assim como em contratações por regime de CLT, na admissão e demissão de motoristas profissionais.
A coleta de unhas só é feita em casos específicos de alopecia universal comprovada por declaração médica.
Como é feito o exame toxicológico?
O Exame Toxicológico não exige nenhum tipo de preparação, por isso após a compra você pode seguir para a coleta da amostra, sem agendamento prévio.
No momento da coleta, serão retiradas duas amostras de cabelo ou pêlos do
corpo para análise. Uma para caso você não concorde com o resultado emitido, a segunda amostra é analisada como contraprova, mantendo seu direito de contestação preservado. Neste caso não é necessária a realização de outra
coleta, considerando que a segunda amostra foi retirada na mesma janela que a primeira.
É válido informar que, quando um paciente usa drogas, 6 dias após a ingestão, a substância é absorvida e fica armazenada na queratina presente nos fios de cabelo e pelos do corpo. É a partir da análise de amostras dessa queratina que o exame toxicológico é realizado.
Por que é necessário fazer o exame toxicológico?
Como um todo, o exame é essencial para motoristas, empregados e autônomos. O exame consegue garantir ao empregador que sua carga e seus motoristas chegaram em segurança. Já para a população, em geral, a constatação é de
mais segurança nas estradas, dados já comprovam que, desde o início da obrigatoriedade do exame toxicológico, o número de acidentes nas rodovias já reduziram.
Quais drogas são detectadas pelo exame toxicológico?
O exame toxicológico é capaz de detectar com precisão a presença de diversas substâncias psicoativas, porém as substâncias solicitadas para finalidade de emissão/renovação de CNH e pelo Ministério do Trabalho são:
•
Anfetamina (Rebite);
• Cocaína e derivados, como o crack;
• Codeína;
• Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
• Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
• Metanfetaminas, como meth, ice e
speed;
• Heroína;
• Morfina;
• Mazindol.
Qual é a validade do exame toxicológico?
O Exame Toxicológico para fins de renovação da CNH, possui 90 dias de validade a partir da realização da coleta. Para empresas que precisam inserir no eSocial e CAGED o código do Exame Toxicológico, o resultado tem validade
de 60 dias. Ambos procedimentos possuem cadeia de custódia com valor forense.
Posso me contaminar com roupas, bonés ou contato físico com alguém que usa drogas?
Não é possível se contaminar ou ter um resultado falso desta forma. Somente a administração de substâncias por qualquer via pode levar a um resultado positivo.
Álcool e cigarro são detectados no exame toxicológico?
Álcool e cigarros não são testados no exame toxicológico, mas o álcool pode ser detectado em outros tipos de exame caso você solicite essa informação.
Tomo remédios com anfetamina. Meu exame vai dar positivo?
Neste caso é preciso apresentar a receita médica na data da coleta e assinalar o uso do medicamento.
A marcação de consulta para este exame pode ser realizada através dos telefones 📞(98) 3653-1487 / 3653-6634. Ou se preferir você pode realizar a pré-marcação através do nosso whatsapp clicando no botão abaixo:
A TOPMED sempre muito focada em tecnologia e inovação hoje conta vários exames de imagens e exames específicos de cada especialidade médica.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.