O Ultrassom, também chamado de ultrassonografia ou de ecografia, é um exame médico que utiliza ondas sonoras, emitidas por um transdutor – que é aquela peça que o médico encosta no paciente.
Com isso são formadas imagens e o
médico pode avaliar diversas estruturas internas, como o fígado, os rins, os vasos sanguíneos, a tireóide, a mama, o útero, a próstata, dentre outros.
É um exame prático e sem qualquer risco para o paciente (não emite radiação).
Ajuda no acompanhamento e no diagnóstico, muitas vezes precoce, de diversas condições médicas, permitindo tratamento curativo ou preventivo. O objetivo é sempre levar mais saúde!
Ultrassonografias que realizamos?
• US abdominal total com doppler
• US pélvico (via abdominal) com doppler
• US pélvico (via transvaginal) com doppler
• US de mamas e axilas
• US de próstata (via abdominal) com doppler
• US de vias urinárias (com doppler)
•
US de tireóide com doppler
Para que serve a ultrassonografia?
O ultrassom transvaginal é muito útil no controle preventivo da saúde da mulher, ajuda muito no acompanhamento de alterações normais do sistema reprodutor feminino ao longo do tempo e também na identificação precoce de doenças, que
assim tem mais chances de serem curadas.
O US mamário é especialmente útil na investigação de nódulos e, em casos preventivos, para mulheres com prótese mamária (quando a acurácia diagnóstica da Mamografia fica reduzida).
Em
pacientes com esteatose é importante no diagnóstico e, através de técnicas específicas, permite definir o grau da doença e orientar as condutas.
Já para investigação de dor abdominal, pode ajudar na exclusão de colecistite,
apendicite, diverticulite e cisto no ovário.
A definição das condutas em doenças tireoideanas, principalmente os nódulos de tireóide, passa obrigatoriamente pelo ultrassom da glândula.
Faz parte do check-up clínico,
tanto do homem quanto da mulher e ajuda a definir mudanças alimentares nos casos de esteatose hepática (gordura no fígado), ajuste de medicamentos para tratamento de doenças como diverticulite e pedra na vesícula ou indicação de
cirurgia, como na apendicite.
Não há risco para o paciente e o exame é feito utilizando-se um gel sobre a barriga do paciente e a sonda do aparelho de ultrassom.
Como é feita a ultrassonografia?
Geralmente é feito em uma sala, com o paciente deitado em uma maca. Tem duração variável, em torno de 10 a 20 minutos (depende muito do que vai ser visto e da presença de alterações).
O paciente entra na sala e segue as orientações,
que inclui colocar uma bata deixar exposta a parte que será examinada.
O médico utiliza um gel sobre o transdutor e desliza ele para obter imagens, que são passadas para um computador. Algumas medidas são feitas e o médico
faz a interpretação completa do exame, emitindo o laudo.
Por meio de uma sonda do ultrassom, o médico conseguirá avaliar as características de cada órgão analisado, ajudando nas decisões sobre tratamentos e prevenções a
serem feitas.
Durante o exame, o médico pode solicitar que o paciente mude de posição ou que realize movimentos respiratórios específicos. Para os exames de US abdominal e US de vias urinárias, o paciente deverá ingerir
água, para avaliação da bexiga. Em alguns casos, pode ser feita uma segunda etapa, com a bexiga vazia.
A marcação de consulta para este exame pode ser realizada através dos telefones 📞(98) 3653-1487 / 3653-6634. Ou se preferir você pode realizar a pré-marcação através do nosso whatsapp clicando no botão abaixo:
A TOPMED sempre muito focada em tecnologia e inovação hoje conta vários exames de imagens e exames específicos de cada especialidade médica.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.